terça-feira, 28 de setembro de 2010

Ventania...


Confesso, meus anjos, que não gosto de ventanias. Sei que é um fenômeno da natureza, mas normalmente traz consequências ruins.
Procurei pela net algo que demonstrasse o que penso dos ventos. Sei que tudo tem pontos positivos e pontos negativos. E os poetas sabem como ninguém perceber isso.


A POESIA DO VENTO

Vento,
Vento que leva e traz poeira,
Sacolas, folhas,
Bolinhas de papel,
Copinhos de plástico...
Fantástico o vento! Fantástico!
Vento que também faz poesia,
Como esvoaçar os cabelos
De uma bela mulher,
Ondular as águas do mar,
E carregar uma frágil sombrinha
Romanticamente pela calçada.
Vento constrangedor e curioso,
Que levanta as saias pelas ruas;
Vento aterrorizante e perigoso,
Com passagens devastadoras;
Vento que faz o veleiro velejar.
Vento que espalha o fogo,
Vento que refresca o calor.
Vento, interessante o vento...
Leva e traz até pensamentos
E palavras de amor.


Cacau Rodrigues
___________________________
Fonte:
http://cacaurodrigues69.multiply.com/journal/item/176

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Falta de Ética na Política


Ética e política – Uma aliança necessária!
Em 17/06/2009

Por Renato Alves*

Se olharmos atentamente o cenário político brasileiro perceberemos que estamos vivenciando uma grande crise política. Atualmente, as palavras mais ouvidas e lidas na imprensa são corrupção, desonestidade, compra de votos, abuso de poder, tráfico de influência, desvio de dinheiro público, atos secretos, utilização indevida de verba indenizatória e tantas outras que desqualificam a atividade política. Este cenário nos remete a reflexões sobre a inexistência de uma aliança entre a ética e a política.

É sabido que o processo político brasileiro, desde o seu início, não se preocupou na prática com princípios éticos durante a formação da sociedade. Como consequência, formou-se uma sociedade patriarcal com uma população pobre, individualista e sem valores éticos.

De acordo com o autor Adolfo Vazquez, a ética pode ser entendida como a ciência que estuda as relações morais dos homens entre si, ou seja, a ética investiga os princípios, as práticas morais e tradicionais consideradas valores que regem as condutas humanas de determinada sociedade. Resumindo, a ética trata do caráter do indivíduo.

Para o professor Dallari a política é a conjugação das ações de indivíduos e grupos humanos, dirigindo-se a um fim comum. E este fim comum deve ter como ideal o bem-estar, a igualdade entre os componentes da sociedade e a paz social. Abreviando a política preocupa-se com a coletividade.

Entretanto, a ética da política é diferente da ética da vida pessoal. Enquanto na vida pessoal o indivíduo deve agir de acordo com os princípios morais aceitos em cada sociedade, na vida política o indivíduo deve agir dentro da ética da responsabilidade, ou seja, deve levar em consideração as consequências das decisões tomadas por ele.

A política, em um regime democrático, exige alianças, acordos, trocas de favores e benefícios. Esta exigência cobra um preço muito alto. Talvez seja por isso que na política a ética parece não ter importância. A impressão deixada é aquela que a política não passa de uma disputa entre grupos poderosos, que influenciam a opinião pública de acordo com seus interesses. Ressalte-se que são interesses de setores da sociedade inacessíveis para a grande maioria da população.

E a aliança entre a ética e a política é possível?

Eu, particularmente, acredito que essa aliança é possível e acima de tudo necessária. Para isso é indispensável que os políticos e governantes consigam conciliar valores pessoais com gestão pública. Também é imperativa a participação da sociedade e das instituições competentes na fiscalização do trato com a coisa pública. Portanto, essas atitudes são caminhos de superação dos problemas na relação entre ética e política.

Enfim, a realidade atual deve ser repensada. Aliar a ética e a política é vital para o desenvolvimento do País. Sem essa aliança, não poderemos viver em um país solidário e humano que lute pela igualdade entre as inúmeras camadas sociais hoje existentes no Brasil.

Até a próxima!

* Renato Alves é colunista do Perspectiva Política às quartas e editor do blog Política Mineira
_____________________________________

Anjos meus,

Esse texto foi escrito em 2006 pelo Sr. Renato Alves. Estamos em 2010 e me parece que as coisas por aqui pioraram e muito. Nossos políticos, em geral, não têm ética e muito nenos vergonha na cara.

Nestas eleições, pense bem antes de votar. Informe-se sobre os seus candidatos. Voto é coisa séria e trará consequências com certeza.

Eu me rebelo contra a nossa política sem ética!

ANJO REBELDE

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Armas...

As pessoas se iludem com as armas. Acham que estarão protegidas portando uma arma de fogo. Só esquecem que os bandidos não têm nada a perder e têm muito mais experiência do que o cidadão comum.
Armas nunca deveriam ter sido inventadas. Agora é tarde! Mais vítimas virão.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Nossa política:

São tantas promessas que se repetem a cada campanha e que nunca são cumpridas, são tantos partidos e candidatos ofendendo uns aos outros e, no entanto, são todos farinha do mesmo saco. Só pensam neles e o povo é apenas um detalhe. Mas esse detalhe é que vota neles, pois parece que não pensa e se ilude com qualquer coisa! Eta povinho desinformado e conformado!
Detesto político cara-de-pau, corrupto e cínico: prefiro anular o meu voto do que contribuir para que tudo continue como está ou para que piore!
Onde estão os bons candidatos, os corretos, os dignos e os honestos? Ainda não nasceram? Ou pessoas assim não servem para a nossa política?

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Pichação


"Pichação é o ato de escrever ou rabiscar sobre muros, fachadas de edificações, asfalto de ruas ou monumentos, usando tinta em spray aerosol, dificilmente removível, estêncil ou mesmo rolo de tinta.

No geral, são escritas frases de protesto ou insulto, assinaturas pessoais ou mesmo declarações de amor, embora a pichação seja também utilizada como forma de demarcação de territórios entre grupos – às vezes gangues rivais."

Fonte: Wikipedia

Quando eu era adolescente, aprendi que a nossa liberdade vai até onde começa a do outro. Que direito tem um sujeito de pichar um prédio público ou privado? De sujar a cidade? De estragar monumentos públicos? De detonar fachadas de prédios?
Protestar é um direito de todo cidadão. Mas não pode ser um ato sem limites. E o direito dos outros onde fica?
Se é crime, cadeia neles! E que aprendam a ter respeito pelas pessoas e pelos bens privados e públicos.
Não tolero essa forma de expressão que só traz prejuízo!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Animais fora do seu habitat

Que direito têm os "humanos" de usar e abusar dos animais?
Animais presos em zoológicos para que os "humanos" os observem...
Circos com animais maltratados durante os treinamentos...
Animais abandonados cruelmente pelas ruas...
Cães presos a correntes nos pátios das casas...
Pássaros em gaiolas...
Aves vendidas clandestinamente e literalmente amassadas dentro de caixas...
Agropecuárias com pequenas gaiolas cheias de animais em pleno sol...
Assassinato de animais para que os "humanos" desfrutem do sabor de suas carnes...
Caça indiscriminada...
Maus tratos gratuitos por puro prazer doentio dos "humanos"...
Cães e gatos dados como brinquedos aos filhotes humanos que nem sabem ainda como cuidar de si mesmos...
E tantas outras formas de crueldade praticadas pelos seres racionais conhecidos por humanos...
Até quando?

domingo, 12 de setembro de 2010

Egoísmo...

O mundo tem muitos problemas. Todo mundo também sabe disso. Mas, na minha opinião, um dos maiores problemas da humanidade é o egoísmo.
As pessoas só pensam nelas, nas suas necessidades, em conseguir o melhor lugar, ganhar o prêmio, adquirir bens materiais, ter dinheiro, mais dinheiro, levar vantagens e... quase nunca pensam nos outros.
Se cada um fizesse um pouquinho por alguém, o mundo seria um lugar bem melhor de se viver e de se conviver!
Mas a maioria prefere cultuar o seu próprio umbigo. "Eu" é que mereço! "Eu" é quem importa! "Eu" é que vou conseguir! "Eu" é que vou fazer! "Eu" é que vou ganhar! "Eu, eu, eu, eu, eu....
Eu? Eu me rebelo totalmente contra o egoísmo. Esse sentimento mesquinho e horroroso que contribui para um mundo insensível e triste!